http://www.ja-online.net

Programa : Sou Solteiro. E Dai?



Objetivos do Programa
Valorizar o jovem solteiro.

Texto Bíblico
Eclesiastes 12:1: "Lembre-se do seu Criador enquanto você ainda é jovem, antes que venham os dias maus, e cheguem os anos em que você dirá: não tenho mais prazer na vida".

Introdução
A população de solteiros no mundo e na igreja está crescendo constantemente, e não há nada de errado com ser e permanecer solteiro. A pessoa solteira pode viver a vida mais satisfatória, feliz e produtiva.
O apóstolo Paulo via a condição de estar solteiro como uma vantagem. Em 1 Coríntios 7:7 ele afirma: "Eu gostaria que todos pudessem ficar sem casar, tal como eu. Mas não somos todos iguais. Deus dá a alguns o dom de um marido ou uma esposa e a outros o de poderem ficar felizes como solteiros".


Desenvolvimento (teste)
Há mitos comuns a respeito dos solteiros. Embora bastante comuns, não têm nenhuma verdade. Entre eles estão os seguintes:

MITOS COMUNS SOBRE OS SOLTEIROS

> Toda pessoa solteira deseja casar-se.

> Se a pessoa escolher permanecer solteira é anormal.

> As pessoas não casadas são terrivelmente solitárias.

> As pessoas solteira necessitam de ajuda para encontrarem um companheiro(a).

> Os solteiros são frustrados pela falta de relação sexual.

> Solteiros e casados não falam a mesma língua.

> A mulher não se sente realizada até que seja mãe; o homem não se sente realizado até que seja pai.


Sugerimos que você use estes tópicos como um teste para que os jovens marquem Verdadeiro ou Falso. Você poderia entregar o teste escrito em um papel para cada jovem ou escrever em um quadro visível a todos e ler, quem sabe simplesmente ler, e pedir para que os jovens ergam a mão dizendo se acham que a afirmação é Verdadeira ou Falsa, então peça para que uma das pessoas que considera a afirmação Verdadeira explique seus motivos, faça o mesmo com quem considera a afirmação Falsa.

Felizmente, todas essas afirmações não são verdadeiras.


Desafios e Necessidades dos Solteiros
A maioria, quer nunca tenha se casado, ou seja divorciado ou viúvo, enfrentará certos desafios. A seguir encontram-se os mais comuns.

Distribua estar partes para jovens solteiros e peça para que eles expliquem o que está escrito nos textos, se possível que eles citem experiências próprias ou de algum conhecido, neste caso sem identificar a pessoa.

Jovem 1 - Solidão
Os seres humanos têm necessidade de companhia. Porém o casamento não é a cura para a solidão. Algumas das pessoas mais solitárias são casadas. Não há solidão mais amarga e terrível do que estar preso a um mau casamento. Para enfrentar a solidão, e necessário que a pessoa valorize a possibilidade de estar sozinha, que aprenda a desfrutar da própria companhia, desenvolver habilidades interpessoais, cultivar disposição e personalidade atrativa, fazer esforço para estar com as pessoas, engajar-se em vários hobbies, envolver-se com grupos e associações sociais e formar amizades discretas com pessoas de ambos os sexos.

Jovem 2 - Auto-Estima
É crucial a necessidade de conceito positivo de si mesmo a fim de que se possa desfrutar devidamente a vida. A condição de solteiro não é doença ou crime. As pessoas solteiras não devem permitir que os demais as façam se sentir inferiores ou anormais. Não é necessário estar casado para ser valorizado. Você tem grande valor como pessoa. Seu casamento pode ter acabado, mas você não é seu casamento.


Mensagem Musical - Seria interessante que fosse tocada uma música de gratidão.


Jovem 3 - Pressões Sexuais
A necessidade de intimidade é normal e natural. A energia sexual pode ser redirecionada. O sexo pré-conjugal ou extra-conjugal cria mais problemas do que resolve. Para lidar com as pressões sexuais a pessoa necessita ter um código sólido de conduta e estabelecer limites para seu comportamento. Não se deixe levar pelo momento. Confie no poder divino quando confrontado pelas pressões humanas.


Jovem 4 - Superando a Mágoa
Perdoar o ex-cônjuge é o maior obstáculo para o divorciado. Deixe para trás a culpa a fim de poder seguir em frente. E aqui onde a igreja pode ajudar. Ela deve criar o devido ministério para essas pessoas feridas pelo divórcio. Ao perdoar seu ex-cônjuge você estará se livrando de um grande fardo que carrega, o fardo da mágoa.



Concurso - Esse é com você.

Jovem 5 - Criar os Filhos Sozinho
Noventa por cento das mulheres criam os filhos sozinhas - viúvas, divorciadas, solteiras. Criar os filhos sozinho não é fácil, mas não busque eliminar todas as frustrações dos filhos. Aprenda as habilidades para a paternidade a fim de se sentir mais seguro.

Conclusão
O que fazer, então?
Um dos maiores desafios da igreja é a proliferação de solteiros em nossos meio. Os líderes da igreja e comissões necessitam dirigir mais energia e recursos a essa questão. Se você está solteiro agora, pode ter a certeza de que Deus é capaz de tornar sua vida uma linda tapeçaria ou melodiosa sinfonia. Aproveite sua liberdade atual e realize seus sonhos. Permita que o Espírito Santo o conduza aos propósitos de sua vida. Se você estiver disposto, Deus promete fazer muito mais do que você possa sonhar. Ele é "poderoso para fazer infinitamente mais do que tudo quanto pedimos ou pensamos, conforme o seu poder que opera em nós" (Filipenses 4:13, 19).

Seu Pai celestial deseja usar seu solteirismo para trazer-lhe glória e honra. Ele proveu todos os recursos à sua pessoa mediante o Espírito Santo. "Enviarei outro Ajudador o Espírito Santo, e Ele estará com vocês para sempre" (João 14: 16).
Você pode pedir-lhe neste momento essa ajuda, e Ele com alegria irá ajudá-lo.



Distribua à saída o texto abaixo para os jovens solteiros que vierem ao JA.

MINISTÉRIO AOS SOLTEIROS

COMO ENCONTRAR ALEGRIA NO SOLTEIRISMO

Saiba que Deus sempre está o seu lado, jamais o abandonará (Isaías 43:2; 41:10).

Entenda que você não precisa sentir pena de si mesmo. Jesus e Paulo eram solteiro.

Reconheça que é muito melhor ser solteiro e feliz do que casado e infeliz.

Veja as grandes vantagens de ser solteiro. É um dom (I Coríntios 7:7-9).

Perceba que você tem a oportunidade ímpar de devotar-se ao serviço de Deus (I Coríntios 7:32-34).

Permita que Deus conduza ao propósito de sua vida (Provérbios 3:5-6; Salmos 84:11).

Entenda que o casamento não é a receita para a felicidade. Se assim fosse Salomão teria sido o homem mais feliz do mundo. Porém, se coração foi pervertido (I Reis 11:1-4).

Encontre realização profissional. Envolva-se em trabalho que lhe traga prazer e satisfação. Esteja atendo às oportunidades profissionais.

Aprenda a desfrutar o estar sozinho. Estar só não significa ser solitário. Preencha seus dias com atividades que valem a pena.

Desenvolva boas amizades com pessoa de ambos os sexos. Cuide, porém, com a escolha desses amigos.

Aprenda a amar e a valorizar a si mesmo. Fortaleça sua auto-estima.

Recuse-se ser explorado.

Mantenha suas opções abertas. Não diga que nunca irá se casar. Muitas pessoas felizes no casamento casaram-se mais tarde na vida.

Tenha cuidado especial consigo mesmo. Sua saúde é inestimável.

Saiba que sua melhor fonte e melhor ajuda na vida como solteiro se encontra em Jesus. (Filipenses 4:13,19).



Colaborador: Revista Ação Jovem 1º Trim. 2003
Para enviar colaboração clique aqui