http://www.ja-online.net

Sociedade J.A : Projetos missionários

· A Voz da Mocidade:
É o campanha de evangelismo dos jovens. Pode ser realizada na igreja, em um salão, em uma tenda ou na casa de um jovem da igreja.
O período pode ser escolhido de acordo com a realidade da igreja, do Clube e dos jovens. Pode ser a Semana Santa, ou logo após um programa evangelístico em uma data especial (Mães, Pais, etc.), ou após o projeto Bálsamo (finados), no início da primavera, ou até mesmo na época de férias escolares.
A organização do programa deve considerar: propaganda, finanças, música, recepção, visitação, ornamentação, evangelismo infantil, oradores e equipamentos.
A duração do programa deve ficar entre uma e duas semanas. É importante lembrar, também, que um programa deste porte deve ter sua continuidade através de uma classe Bíblica.

· GAJA - Grupos de Ação JA
Você pode transformar as equipes do Clube, em GAJAS, ou seja, grupo de jovens com uma missão em ação. Cada GAJA escolhe, uma atividade missionária para ser desenvolvida durante um ano, semestre ou trimestre, além de seus membros estudarem a Bíblia juntos e ajudarem-se mutuamente na caminhada cristã.
Ellen White enfatiza nos seus escritos a importância deste trabalho em grupos:
“Rapazes e moças, não podeis formar grupos e como soldados de Cristo alistar-vos no trabalho pondo de vossa parte todo o vosso tato, habilidade e talento ao serviço do mestre, a fim de que possais salvar as almas da ruína? Que em cada igreja se organizem grupos para este fim.” Signes of the Times, 29/05/1893
Basta escolher uma atividade, e mãos a obra.


· Arrastão Missionário:
O ideal é montar um arrastão missionário para distribuir os folhetos e convites para a programação de “A voz da Mocidade”, ou outro projeto evangelístico da igreja ou do Ministério Jovem.

· Grupo de Estudo da Bíblia:
É uma classe de estudo da Bíblia, dirigida pelos jovens para outros jovens. O ideal é ter entre 10-15 jovens participantes, para haver um melhor aproveitamento, todos com uma bíblia em mãos.
Durante o estudo, o coordenador deve distribuir versos bíblicos entre os participantes e a medida que faz as perguntas, são lidos os textos e são comentadas as respostas. É importante utilizar sempre ilustrações e situações da vida real para explicar as verdades Bíblicas. Cada estudo deve ser encerrado com um apelo e uma oração.
O programa funciona permanentemente na igreja, ou nas reuniões do clube. Os melhores candidatos a participarem do programa são membros do clube que não seja adventistas, amigos, colegas de trabalho ou escola, ex-Adventistas, vizinhos e parentes. Para que haja comprometimento e decisões estes participantes devem receber constantemente visitas em sua casa.

· Pequenos Grupos:
É um programa de evangelismo e conservação. São reuniões de estudo da Bíblia, oração, companheirismo e testemunho, envolvendo de 6-8 participantes na casa de um jovem ou membro da igreja.
Os jovens podem participar dos pequenos grupos existentes, ou mesmo organizar um movimento de pequenos grupos na igreja, caso ele não exista. É uma fórmula excepcional para conquistar novos jovens para Cristo, fortalecendo a fé daqueles que Já são batizados.

· Evangelismo Integrado:
É o movimento da igreja em busca da união de forças para cumprir nossa missão, levar almas a Cristo. Os jovens devem ser sempre incentivados a unir forças com os outros movimentos de evangelismo da igreja, ou mesmo convidar outras áreas da igreja a que se unam a suas campanhas de evangelismo. Nossa missão exige força total.
Existe um calendário com datas sugestivas para a união de forças e materiais em momentos especiais do ano. O ministério jovem deve conhecê-las e estar comprometido com elas. Movimento paralelo não faz parte de nossa missão.

· Jovem Voluntário:
É uma oportunidade para que os jovens possam expandir seus horizontes de serviço usando seus dons espirituais em clima de aventura. Cada jovem é convidado a dedicar um período de sua vida, através do serviço voluntário, para o avanço da igreja.
Os jovens podem participar de quatro maneiras:
1. Prisma – Para os que não podem interromper seus estudos. O período de atividades vai de duas semanas a dois meses, especialmente durante as férias, em um projeto de evangelismo especialmente criado pela Associação/Missão. Em contato com o departamental JA, a sociedade de jovens da igreja local poderá promover seu projeto especial.
2. Estudante Missionário – É destinado àqueles que podem oferecer um período entre seis meses e dois anos ao serviço voluntário. O serviço é prestado em um local necessitado, destinado pela Divisão Sul americana, e dentro da área de estudo do candidato.
3. Grupo Especial de Apoio – É um grupo formado por voluntários treinados para atender emergências e desastres naturais. Preferencialmente os candidatos a estas atividades devem Ter passado pela liderança de um clube de Desbravadores. Os Grupos podem ser formados a nível de distrito, região ou Associação/Missão.
4. Serviço Voluntário Estudantil – Atende projetos estabelecidos por um colégio Adventista, atendendo instituições ou áreas de interesse dentro de seu território, ou fora dele (através de acertos com a Divisão Sul Americana).

· Missão Global:
É o projeto da igreja que tem por objetivo estabelecer presença Adventista em cidades ou bairros sem a mesma.
Os jovens podem adotar uma cidade, realizar alguns projetos missionários e comunitários no local, visando preparar o terreno para um programa de “A Voz da Mocidade” e estabelecer um novo grupo.

· Bíblias Abertas:
Estudos Bíblicos oferecidos para jovens amigos. A campanha pode ser feita incentivando os jovens a escolherem um amigo, orar por ele, iniciar um contato para estudo da Bíblia, oferecer um estudo Bíblico regular, testemunhar o que Deus fez e tem feito em sua vida, convida-lo para assistir um programa especial na igreja, convida-lo a aceitar a Cristo através do batismo. É um processo um pouco mais longo, mas gera cristãos mais maduros e bem amparados.

· Festival da Juventude:
Um festival de uma semana. Começa antes do Batismo da primavera, com uma semana inteira a cargo dos jovens. Os jovens podem realizar o festival trabalhado com uma boa promoção, e durante o programa com muito louvor e mensagens de educação e saúde com apelo espiritual. É uma festa evangelística preparando novos interessados e preparando o terreno para o batismo da primavera.

· Mensagens Missionárias:
Um grupo de jovens escolhe uma lista de pessoas desconhecidas e passa a se comunicar semanalmente com elas através de carta, fax ou Internet, enviando mensagens de fé e esperança, sempre em nome dos jovens Adventistas, com o endereço da igreja, e os horários de culto. As mensagens vão encontrar corações receptivos, e as surpresas serão grandes. Os números de fax, ou endereços, ou mesmo e-mails podem ser encontrados em listas públicas.

· “Alô, Jesus Ama Você”:
Semelhante ao projeto anterior, mas por telefone. Neste caso o jovem se identifica, diz que pertence à igreja Adventista, e pede licença para oferecer uma mensagem especial que pode ser lida, gravada, ou mesmo falada de improviso, de acordo com a capacidade e necessidade. Ao final convida para participar de um encontro na igreja.
Os telefones podem ser encontrados aleatoriamente em uma lista telefônica da cidade.

· Reuniões em lares amigos:
Programas evangelísticos realizados em pequenos grupos, garagens ou mesmo salas de casa de jovens. São programas informais, com muita música e testemunho, mas envolvendo mensagens apelativas para os amigos não Adventistas presentes.

· 1 + 1 = AMIZADE:
Promover atividades para que cada participante do Clube de Jovens traga um amigo que não pertença à igreja. Pode ser um piquenique, um retiro, um culto familiar, um congresso ou outro programa onde haja um incentivo específico e um programa especial com esta ênfase.

· Carro Missionário:
Movimento de incentivo aos jovens e membros que possuem carro para que o abasteçam com literatura (folhetos, revistas, etc.) e entreguem em todo o contato que fizerem (postos de combustíveis, pedágios, etc.).

· Está Escrito – cópia da Bíblia em praça pública:
Você Já pensou que impacto este projeto poderá causar nos pedestres, na cidade e nos meios de comunicação? Monte um stand em uma praça central, providencie folhas próprias, promova bem o programa e tenha sempre alguns jovens no local, também copiando a Bíblia e entregando literatura a quem passa. O ideal é desenvolver o projeto por uma semana e o melhor momento é durante a Semana Santa.
Ao invés de realizar as homenagens ou programas tradicionais para o público da igreja, a idéia é realizar atividades direcionadas ao público não Adventista. O Clube de Jovens pode se unir ao departamento JA e outros departamentos de modo a organizar bons projetos, aproveitando o coração aberto das pessoas nestas ocasiões. Podem ser feitas atividades na igreja, ou mesmo fora dela (serenatas, creches, cemitérios, etc.).

· Evangelismo de datas especiais:
· Mães
· Pais
· Criança
· Professor
· Finados
· Natal

· Evangelismo em praça pública:
Aos sábados a tarde, com muita música, alguma mensagem e boa literatura.

· Evangelismo de rua:
Uma equipe de jovens pode adotar uma rua e oferecer literatura de casa em casa, realizar um programa especial em uma das casas, realizar projetos comunitários especiais naquela mesma rua. Criando assim um clima de simpatia e coração aberto.

· Evangelismo musical:
Você pode usar grupos musicais para abrir portas que a mensagem falada não abriria, ou mesmo usa-los nas campanhas evangelísticas. Você Já pensou em utilizar o coral ou grupo da igreja para uma cantata de natal em um Shopping, ou mesmo apresentações natalinas em frente à igreja? Já pensou em levar os grupo musicais e cantar para autoridades e pastores evangélicos? Isso é só uma amostra do que os grupos musicais podem fazer dentro de um projeto missionário bem organizado. A música tem uma força tremenda.

· Evangelismo em locais especiais:
· Presídios
· Hospitais
· Creches
· Asilos
· Penitenciárias
As pessoas que vivem nestes lugares normalmente estão em situação difícil e se sentem muito solitárias. Se os jovens se organizarem para levar música, mensagem e alguma literatura vão encontrar corações abertos e um espírito de muita gratidão.
Faça os contatos com os responsáveis de cada instituição, não leve grupos muito grandes e faça visitas rápidas. Isto vai dar um ótimo resultado e uma grande motivação aos participantes.

· Projeto Reencontro:
O ideal é marcar a data de uma grande festa de reencontro, e a partir daí começar a dar passos no sentido de se aproximar daqueles que um dia estiveram conosco. O objetivo é criar o clima para que eles sintam-se motivados a vir participar do programa e voltar. A grande maioria das apostasias se deve a questões sentimentais.
Você pode descobrir jovens afastados através do livro de membros, vizinhos que sejam da igreja, pais, pedidos de oração, anúncios na igreja, etc.
Já as visitas, devem ser breves, ao ponto, para ouvir o visitado, mesmo que seja um desabafo. Devem evitar também justificativas, discussão, e até mesmo um ar de admiração com o que vai ser ouvido. O ideal é construir um clima cordial, de respeito, discreto e positivo. A visita deve ser encerrada com a entrega de alguma literatura, um convite para assistir um culto na igreja e uma oração.
O convite para o programa especial deve ser bem bolado, com uma linguagem leve e agradável. Quem sabe até gravado em uma fita cassete com uma música especial. Ai vale a criatividade.

· Mensagens descoladas:
É uma chance de explorar adesivos com mensagens bíblicas. Você pode confeccioná-los e organizar uma equipe de jovens que possa abordar motoristas em sinais de trânsito, pedindo para colocá-los nos carros.

· Mensagens em jornais:
Um trabalho de aproximação bem feito, pode fazer com que algum jovem do Clube, ou mesmo o Pastor, tenha um espaço no jornal local para uma mensagem de reflexão.

· Programas de rádio:
O mesmo pode acontecer com o rádio. “A Voz da Profecia”, que tem produzido ótimos programas, envia gratuitamente CDs com programas para aqueles que possuem um espaço para transmiti-los.

· Projeto Eco:
O som que se propaga. É o projeto onde os jovens gravam mensagens, sermões ou músicas e repassam aos amigos para que possam ouvir.

· Visitas a doentes e idosos:
É a oportunidade para os jovens fazerem um pouco que vai significar muito.

· Escola Cristã de Férias:
Os jovens dirigindo 15 dias de atividades espirituais e recreativas para as crianças da igreja e comunidade. Busque maiores informações com a direção do departamento infantil de sua igreja ou com o(a) responsável pelo Ministério da criança de sua Associação/Missão.





Alexander Rangel
Líder Master Avançado J.A
Sub-Coordenador de Clube de Jovens da ARJ SUL

Colaborador: Alexander Rangel
Para enviar colaboração clique aqui